É tempo de festas juninas! Nesse mês, Santo Antônio, São João e São Pedro são homenageados. E tem diversão para todo mundo: quadrilhas, forró, brincadeiras, bandeirolas, e o melhor de tudo: muita comida típica. Quindim, pamonha e pipoca fazem parte das delícias das festas juninas. E essas gostosuras são feitas de um só produto: o milho! Ele pode ser utilizado em muitas outras receitas, como: canjica, bolo de fibra de milho, milho cozido, sorvete, suco de milho verde, broa de fubá de milho, pé de moleque, cuscuz, que é feito do flocão de milho e curau, que leva amido de milho.
O milho, além de saboroso, é um alimento muito nutritivo. É fonte de energia e bastante utilizado em processos de industrialização de produtos alimentícios e nutrição animal. Além de ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos e açúcares, o milho é rico em vitamina C, A e E e, ainda, é glúten free e livre de alergênicos. Não é à toa que muitos nutricionistas recomendam que ele seja consumido uma vez ao dia, preferencialmente o milho livre de transgênicos (GMO Free) que mantém seu valor nutricional e não oferece riscos à saúde.
Junho é época de boa safra do milho, o que faz com que seja encontrado com preços mais baratos nesse período que ele dá o gostinho às festas juninas. Para facilitar as receitas, o milho é disponibilizado no mercado em diversas formas: milho de pipoca butterfly, milho de pipoca mushroom, canjica amarela, canjica branca, amido de milho, canjicão, fubá de milho, farinha de milho e outros.
Independentemente de onde aconteça a festa junina, uma coisa é certa, o milho não pode faltar! Saindo da área das comidinhas, ele também é utilizado nas indústrias de papel, fertilizantes, tintas e produtos farmacêuticos e está na raiz da produção de amido de milho, bebidas alcoólicas, combustíveis e corantes alimentícios. É ou não é um cereal incrível?
Conheça as melhores variedades de milho de pipoca, fubá de milho e muitas outras opções de derivados de milho GMO Free para indústria.